Primeiro vamos entender do que estamos falando. O Black Hat SEO é o termo utilizado para denominar as técnicas de SEO consideradas abusivas ou ilegais, ou seja, são técnicas que são usadas visando enganar os mecanismos de busca para posicionar melhor um site ou página nos resultados das buscas orgânicas.
Vale lembrar que as técnicas de Black Hat SEO que são citadas abaixo não são nem de perto as únicas técnicas utilizadas para burlar os mecanismos de buscas. Existem outras diversas técnicas que podem ser utilizadas e podem prejudicar o posicionamento do seu site.
O Link Farming é a primeira das técnicas de Black Hat SEO que abordaremos. Em tradução livre Link Farming significa “Fazenda de Links”.
Essa técnica consiste na criação de diversos sites ou blog e na utilização deles para fazer links entre si. Os sites que usam essa técnica geralmente não se preocupam em oferecer um bom conteúdo para seu visitante apenas existe o objetivo de aumentar a relevância e melhorar o posicionamento na busca orgânica.
Ex: Existem 4 sites diferentes onde o site 1 tem diversos links para o site 2, 3 e 4. O site 2 tem diversos links para o site 1, 3 e 4 e assim sucessivamente.
Uma dúvida frequente é como o Google identifica o uso dessa técnica. Existem duas formas básicas que podem ser citadas.
Além dessas duas formas existem diversas outras formas que o Google monitora para identificar o uso do Link Farming e fazer a devida punição para quem usa dessa técnica.
A nossa dica é evite praticar o Link Farming, invista em um bom conteúdo pois assim você conseguirá gerar bons links e de forma natural, evitando punições do Google e melhorando o seu posicionamento.
O Keyword Stuffing é a segunda das técnicas de Black Hat SEO que abordaremos. Em tradução livre Keyword Stuffing significa “Enchimento de palavra chave”.
Essa técnica é uma das mais comuns de Black Hat SEO, uma das mais fácil de ser identificas e também é feita muita vezes sem que seja percebida. Ao escrever um texto seja para nosso site ou blog definimos alguma ou algumas palavras chaves para que nas buscas as pessoas nos encontrem e nos visite.
A técnica consiste em repetir diversas vezes a mesma palavra chave em um texto para que os mecanismos de buscas melhorem o seu posicionamento quando o termo for pesquisado. Porém o uso em excesso e fora de contexto ao invés de te ajudar faz exatamente o contrário e assim o seu conteúdo não será encontrado e você perderá publico e consequentemente você deixa de fazer negocio.
Separamos duas dicas simples para te ajudar a não fazer o uso da técnica.
As duas técnicas que citamos aqui possuem uma grande relação com o conteúdo do seu site e não pode ser ignorado pois é um fato decisivo para o posicionamento da sua empresa. Conheça o nosso serviço de criação de conteúdo e saiba como a Agência Imaginy pode ajuda-lo.
E ai gostou do assunto?
Em breve voltaremos a falar sobre as técnicas de Black Hat SEO! Que tal deixar um comentário e nos ajudar a trazer um conteúdo melhor para vocês?