Posicionar bem o site nos mecanismos de buscas, como o Google é importante para aumentar os lucros. Isso depende da forma como a otimização do site é trabalhada, seja pelo SEO ou pelo SEO Local. Um deles está relacionado ao lugar e o outro com as buscas mais amplas.
SEO vem do inglês Search Engine Optimization, que na tradução significa a Otimização de Sites. É um conjunto de práticas que devem ser utilizadas para que os motores de buscas, como o Google, consigam encontrar o seu site com maior facilidade. Com o SEO é possível ganhar posições e valorizar o conteúdo que é apresentado.
É preciso que o SEO seja feito com cautela, para ampliar o número de visitas no site. Com ele é possível melhorar os resultados orgânicos, sem investimento em anúncios patrocinados. SEO pode ser utilizado no e-commerce, aumentando o número de vendas realizadas. De modo geral, é uma importante ferramenta do marketing digital.
Assim como o SEO, o SEO Local tem como objetivo a otimização do conteúdo nos mecanismos de buscas, mas ele leva em consideração a geolocalização do dispositivo que está realizando a pesquisa. O Google Maps e as redes sociais trabalham desta forma, oferecendo opções que estejam próximas do usuário.
Com o SEO Local o seu site poderá ser direcionado para as pessoas da sua cidade ou da região, tornando o conteúdo mais relevante a determinado público. Para que isso seja possível é interessando produzir conteúdo local, ajudando a fomentar o seu negócio. Atraia as pessoas e faça com que os mecanismos de buscas percebam isto.
O SEO orgânico não tem tanta relação com a localização e sim com a relevância entre o site e a pesquisa feita pelo usuário. Já o SEO Local leva em consideração a geografia, possibilitando que o usuário encontre o que realmente está procurando.
Por exemplo, você tem uma pizzaria em São Paulo, então quando alguém fizer uma busca desta característica o seu estabelecimento irá aparecer. E quanto melhor for o SEO Local, mais em cima estará.
Eles não são concorrentes e podem trabalhar em conjunto. Se aplicados de modo correto os esforços dos dois modelos podem colaborar para melhorar o posicionamento no ranking de sites, porém, se colocado em prática de maneira errada trará efeitos prejudiciais ao marketing digital.
É preciso levar em consideração o nicho em que o site atua, se é regional ou pode ser expandido. Muitas vezes é melhor filtrar e atingir um público local do que ficar disperso entre uma concorrência mais acirrada.
Não importa qual dos dois modelos você escolherá para o seu site, é preciso que ele seja colocado em prática da maneira correta. E para isso deverá escolher uma empresa de confiança, que saiba com o que está lidando. A Imaginy cumpre estes requisitos, entre em contato agora mesmo!