As métricas usadas pelo Google para classificar um site como relevante para aparecer na primeira página das pesquisas mudam constantemente. Contudo, não podemos negar que na última década, a mudança foi drástica.
Se antes postar diversos textos com inúmeras repetições de palavras-chave funcionava para alavancar o posicionamento, hoje em dia essa técnica é falha. Foi substituída, então, pela criação de conteúdo de qualidade através de textos, que visa realmente informar o visitante, não apenas satisfazer os robôs do Google.
Entretanto, apesar do conteúdo em forma de artigos ainda ser muito importante em um trabalho de SEO, apostar apenas nele não é mais o suficiente para assegurar um posicionamento contínuo. O Google passou a considerar, também, a convergência do seu site com outras plataformas, como as redes sociais e, principalmente, o YouTube. Portanto, apostar em conteúdos a serem postados em vídeos é uma ótima opção.
Antes de mais nada, precisamos considerar que o YouTube é uma plataforma de vídeos pertencente ao próprio Google. Desse modo, naturalmente os vídeos postados no YouTube também são ranqueados nas páginas do buscador.
Além disso, você já parou para pensar nos números do próprio site de vídeos?
Muita gente não sabe, mas o YouTube é a segunda ferramenta utilizada para buscas em todo mundo, ficando atrás apenas do Google. Ele possui mais de 1 bilhão de acesso todos os meses e mais de 6 bilhões de horas de vídeos são assistidas por mês através da ferramenta.
Esses dados apenas confirmam que de fato o vídeo é o método que exerce mais confiança em um consumidor. As pessoas tendem a crer mais em um conteúdo feito em vídeo e por isso que diversas horas são consumidas diariamente.
Sim, o Google consegue! Quando você posta um vídeo falado no YouTube, uma plataforma do grande buscador consegue transcrever tudo o que foi dito.
Portanto, se você for apostar em vídeos para o seu estudo de SEO, é importante que todos eles sejam roteirizados e otimizados através das próprias técnicas de textos. Desse modo, há maiores chances de que o ranqueamento aconteça de maneira mais simples.
Já falamos várias vezes de como as redes sociais podem ser de fato um braço direito no SEO (se elas forem bem utilizadas, é claro). No caso de um conteúdo produzido em vídeo, é praticamente impossível não o compartilhar, também, nessas mídias.
De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Facebook, os vídeos postados na plataforma apresentam 72% mais impacto do que outros tipos de conteúdo, como os textinhos publicitários.
Portanto, em SEO é sempre importante lembrar da conectividade dentre uma mídia e outra. Os vídeos são extremamente interessantes para que os resultados apareçam e é sempre importante lembrar que as redes sociais podem ter um papel importantíssimo nesse processo.