Diferente do que muitas pessoas pensam, o e-mail ainda é muito utilizado como canal de comunicação entre empresas e consumidores. Desse modo, não é nada obsoleto apostar em estratégias de e-mail marketing para a sua instituição.
De forma simplificada, o e-mail marketing é um meio de comunicação e engajamento entre a sua empresa e o seu público alvo. Alguns exemplos são as ofertas, promoções e newsletter que recebemos diariamente em nossa caixa de e-mail.
Contudo, no momento de optar pelo e-mail marketing em sua estratégia, é preciso pensar por qual caminho você deseja seguir. Afinal, o marketing é um ambiente macro, que oferece diversos meios para atingir objetivos distintos.
Se você quer apostar no e-mail como um canal de marketing, é preciso entender que existe uma diferença entre apenas enviar mensagens para uma base de contatos (que é o que chamamos de campanha de e-mail) e apostar em um estudo mais aprofundado que permite o disparo certo de um conteúdo para a pessoa certa (a automação de e-mail marketing).
Se campanha de e-mail visa atingir públicos variados com um disparo único (isto é, o envio é realizado apenas uma vez, sem um fluxo subsequente), a automação do e-mail marketing tem como principal objetivo ser mais profundo de maneira sequencial.
A automação de e-mail marketing é a principal plataforma de engajamento entre a sua empresa e o cliente em uma estratégia que utiliza o e-mail como um método de comunicação.
Com a automação do e-mail marketing, você terá acesso a todos os seus envios de campanhas. Desse modo, é permitido saber quantas pessoas receberam, abriram ou clicaram nos seus e-mails. Isso é importante para o controle do seu projeto e a inclusão de ainda mais leads na sua lista de segmentação para campanhas seguintes.
Isso irá ajudar você a decidir qual rumo tomar em seu negócio, além de conseguir identificar o perfil de seus clientes ou futuros clientes. Além disso, plataformas mais modernas para esse tipo de serviço oferecem relatórios completos que poderão ser utilizados nas demais estratégias de marketing e vendas da sua empresa.
Portanto, a automação de e-mail marketing é um jeito simples de estar sempre se comunicando com o seu cliente e gerando bons resultados para a sua empresa. E, na Agência Imaginy, você encontra essa e várias outras soluções. Saiba mais!