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Funil de e-mail marketing: como funciona?

Apostar no marketing digital é uma boa forma de encontrar novos clientes e engajar ainda mais aqueles que já estão com a sua empresa há algum tempo.

Algumas estratégias, como o funil de vendas e o e-mail marketing são excelentes para esse tipo de situações. Desse modo, é possível ter maior compreensão do seu público e saber como se comunicar com cada pessoa.

Entendendo o funil de vendas

O funil de vendas é uma metáfora utilizada pelos profissionais de marketing. Ela simboliza a jornada de compra de um cliente da sua empresa, desde que percebe a necessidade da compra do seu produto até o fechamento da venda. Esse funil possui fases:

Topo do funil: quando o cliente se dá conta de que tem um problema e que ele precisa ser resolvido rapidamente;

Meio do funil: é o momento em que ele vai atrás de informações que auxiliem a definir qual é de fato o seu problema e como é possível resolvê-lo;

Fundo do funil: depois que ele já sabe o que ele precisa, é nessa fase que ele vai atrás das melhores opções de solução;

Decisão: depois de todo esse processo, o cliente já está pronto para realizar a compra e já escolheu qual é o seu fornecedor.

Ao ter uma estratégia para entender o funil de vendas da sua empresa, é possível acompanhar o comportamento dos seus clientes desde antes da compra. Desse modo, também há a possibilidade de você aprender com eles e consertar possíveis erros que a sua companhia esteja cometendo.

Como o e-mail marketing pode ser útil?

O e-mail marketing é uma forma certeira de comunicação entre a sua empresa e o seu consumidor. Diferente do que muitos pensam, enviar e-mails com promoções não é algo desatualizado, visto que muitas pessoas ainda escolhem o e-mail como a melhor plataforma para receber ofertas.

No funil de vendas, o e-mail marketing tem um papel muito claro: conectar todas as fases do funil e, dessa forma, conseguir tornar todo o processo do cliente mais fácil e prático.

Ou seja, você poderá enviar e-mails que contenham conteúdos que podem mostrar à um possível futuro consumidor um problema que ele tem, mas que não sabia que tinha. A partir daí, é importante continuar atualizando as mensagens para migrar o cliente de uma fase do funil para outra.

É importante que os conteúdos a serem enviados sejam criados especificamente para cada fase do funil. Se você enviar um e-mail com todos os seus produtos para um cliente que ainda está nas primeiras fases do processo, é muito provável que a sua estratégia falhe.

Por isso, nesses momentos, é importante encontrar profissionais capacitados no assunto, que poderão te auxiliar em todo um projeto de marketing, entre em contato conosco e saiba como mudar sua comunicação.