A Black Friday é uma data que vem se tornando tendência no Brasil, há pouco nem existia e foi incorporado pelo mercado brasileiro, após o sucesso em outros países. É uma data em que os preços são reduzidos, e muitas promoções são feitas. Os comerciantes notaram que isso pode ser um investimento a longo prazo, reduzindo os preços eles diminuem seu lucro em cima de cada produto, porém, ganham em quantidade de vendas podendo fazer com que faturem mais.
Outro motivo para se aderir a Black Friday é a divulgação da sua loja, empresas que fazem ótimas promoções acabam por ficar mais conhecidas pela propaganda que seus próprios clientes fazem.
Hoje em dia, quase todas a empresas se preparam para realizar a sua Black Friday, os dados que veremos a seguir confirmam que essa data já caiu no gosto do brasileiro, afinal, quem não ama comprar aquele item em promoção?
Em 2010, primeiro ano que começou a haver maior divulgação da existência da Black Friday, e mais empresas começaram a aderir o faturamento passou próximo a marca de R$ 3 milhões. Já em 2011, o faturamento subiu de forma surpreendente chegando a R$ 100 milhões, o que acabou despertando o interesse de muitos comerciantes a aderirem.
Em 2015, a data já estava conseguindo passar da marca dos bilhões em faturamento, ela alcançou em meio à crise econômica que vivíamos a grande marca de R$ 1,5 bilhão em faturamento, uma marca impressionante para época. No ano seguinte, a marca viria a ser batida novamente, durante as 24 horas de ofertas, a dia chegou aos incríveis R$ 1,9 bilhão de faturamento. Marca batida novamente em 2017, quando chegou aos R$ 2,1 bilhões.
Em 2018, ano de eleição, que muitas pessoas estavam com os ânimos aflorados, o recorde foi novamente batido chegando a R$ 2,6 bilhões. Como podemos notar, a cada ano o valor faturado na data, cresce ainda mais, por isso em 2019 isso não poderia ter sido diferente, e é disso que falaremos a seguir.
Agora vamos falar dos resultados da Black Friday desse ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio, essa data foi a melhor de todas do ano para as lojas, superando Dias das Mães e das Crianças, mostrando o poder que ela possui de atrair o interesse da clientela.
Segundo a mesma, a arrecadação prevista foi de R$ 3,67 bilhões de reais, a maior nos 10 anos de campanha. Esse valor é resultado da liberação do saque emergencial do FGTS e da proximidade do pagamento do 13º salário, permitindo as pessoas fazerem maiores gastos, por já estar contando com ele.
Em Porto Alegre, uma pesquisa feita junto com a Sindilojas, junto a 80 varejistas, demonstrou um crescimento nas vendas de em torno de 6% comparado com os dados do ano passado. Em uma pesquisa realizada na loja Via Varejo, Casas Bahia e Ponto Frio, os itens mais procurados pelos clientes eram celulares e televisões.
Se você está pensando em ganhar ainda mais com a Black Friday, o melhor a fazer é apostar em uma loja virtual. Se você ainda não tem um e-commerce ou quer melhorar o seu, nós temos a solução. A Imaginy é especialista neste assunto e pode potencializar as suas vendas. Entre em contato e peça um orçamento.