Agência Imaginy

Afinal, para que serve o SSL?

Entenda a importância do SSL para a segurança digital

Navegar na internet não é tão seguro quanto parece. No ambiente online, há diversas pessoas mal intencionadas que procuram divulgar dados confidenciais e roubar números e senhas de cartões. Por isso, a aposta na segurança digital é importante para potencializar o número de usuários da internet e, ao mesmo tempo, diminuir a possibilidade de vazamento de informações.

O SSL (sigla para Secure Locket Layer), por exemplo, é um tipo de tecnologia baseada em criptografia e criada com o principal objetivo de proteger os usuários de redes online. Desse modo, ele atua durante a troca de informações entre um visitante de um site qualquer e o servidor que hospeda essas páginas na web.

É frequentemente utilizada em e-commerces, por possibilitar que as compras tenham maior garantia de segurança e, dessa maneira, deixar o cliente mais confortável para seguir em frente e finalizar o serviço.

Como o SSL funciona?

O início de uma conexão SSL é sempre dada pelo cliente em questão. Isso acontece porque quando o usuário se conecta com um site seguro, automaticamente o navegador utilizado irá solicitar o envio de um Certificado Digital. Além disso, ele também irá verificar se esse certificado é válido e confiável.

Se o navegador compreender que o site acessado não é confiável, ele irá emitir um aviso na tela para o usuário.

Agora, se o navegador identificar a veracidade do certificado, ele possibilitará que as mensagens entre servidor e usuário sejam trocadas e que o acesso seja realizado sem quaisquer problemas.

Como saber se um site possui a tecnologia SSL?

É fácil reconhecer um servidor protegido pelo certificado SSL.

Quando o site é seguro, no início da URL haverá o conhecido “https://”. O “S”, em questão, significa “seguro” e indica que o ambiente está protegido de hackers e criminosos digitais.