Durante um estudo de SEO, chamamos de taxa de rejeição – ou bounce rate, em inglês – aquele número de visitantes que acessam o seu site ou blog diretamente em uma determinada página, não realizam nenhuma outra ação, como visitar qualquer outra página, e saem do site logo em seguida.
Esse usuário pode até ter lido o conteúdo da sua página e, portanto, gastado alguns minutos por ali. Contudo, como ele não teve interesse em acessar outros conteúdos do seu site, ele é considerado um visitante de uma página só e entra nos percentuais de taxa de rejeição.
Esse nome, por si só, pode ser um pouco impactante. Afinal, não é porque o usuário não acessou outras páginas que ele automaticamente passou a rejeitar o seu site. Muitas vezes, ele pode ter encontrado a página de conteúdo diretamente do Google, encontrado o que queria e seguido em frente para outras navegações.
Porém, geralmente se muitos usuários permanecem pouco tempo no seu site, pode ser que haja um problema com ele. E, por isso, é preciso estar atento.
Quando tratamentos de SEO, temos que ter em mente que as aparências importam. E isso não é apenas para o Google, mas também – e principalmente – para o usuário. Um site pouco agradável visualmente e bagunçado pode causar, sim, rejeição no visitante. O seu conteúdo pode até ser interessante e fornecer informações, mas se o design não for atrativo, o usuário pode até não consumir o que está escrito.
Outro ponto fundamental para fazer com que o visitante interaja com o seu site é ter um bom conteúdo. Além de ser simples, de fácil entendimento, bem informativo e muito bem estruturados para garantir uma boa leitura, os artigos também precisam estar sempre atualizados. Atualizações frequentes são indispensáveis para assegurar um bom relacionamento com o usuário.
Além disso, a linguagem dos textos também é importante. Ser cordial, simpático e social é um dos principais pontos quando falamos em diminuir a rejeição do seu site. Afinal, quanto mais próximo você tentar se manter do visitante, mais engajamento ele pode ter para com o seu site.
Ademais, é bom sempre estabelecer metas de redução das taxas de rejeição. Desse modo, você pode compreender melhor o motivo que faz com que o seu site não seja tão atrativo para alguns usuários. E, dessa maneira, conseguir consertar as falhas e também atrair um público alvo diferente.