O redirecionamento 301 é o redirecionamento do tipo permanente. Isso significa que deve ser usado em casos que a página redirecionada não seja mais utilizada ou deixará de ser.
Abaixo deixaremos um exemplo desse redirecionamento funcionando.
Caso tente entrar no link http://imaginy.com.br/servicos/seo/ será automaticamente redirecionado para http://imaginy.com.br/servicos/otimizacao-de-sites/
Enquanto o redirecionamento 301 é um redirecionamento do tipo permanente o redirecionamento 302 é um do tipo temporário. Quando usado o redirecionamento 302 indica aos buscadores que a página foi redirecionada por um determinado período que pode ir de minutos até meses porém é indicado que não use esse redirecionamento por um longo tempo.
Você deve usar o redirecionamento 301 para fazer com que os mecanismos de buscas entendam que sua página antiga agora possui uma nova url e para que essa nova página herde a autoridade que a página antiga já possuía. O redirecionamento também é importante nesse caso pois muitas vezes o link da página antiga já foi disseminado através de redes sociais e de link building e fazendo isso você evita que o usuário acabe parando na desagradável página 404.
<?php
Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
Header( “Location: http://www.novosite.com.br” );
?>
redirect 301 /antigo/arquivo-antigo.php http://www.seusite.com.br/arquivo-novo.php
Aqui na agência Imaginy costumamos usar o plugin que se chama Simple 301 Redirects que é um plugin gratuito que pode ser encontrado no diretório do WordPress.org
Após fazer todos os seus redirecionamentos não esqueça de testá-los!
Esperamos que o artigo ajude-os. Conhece outro plugin para fazer redirecionamentos ou faz de outra forma deixe um comentário e vamos conversar um pouco.