Agência Imaginy

Computador ou celular, o que as pessoas mais utilizam?

Pelo menos desde o começo da década de 2000 os computadores já permitiam a realização de compras pela internet, a possibilidade de interação por redes sociais e a oportunidade de se divertir com os jogos. Os celulares ganharam espaço no mercado, principalmente com a chegada dos smartphones. Qual deles é o mais utilizado atualmente? Vamos comparar.

Qual deles é o mais utilizado para acessar a internet?

Uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apontou que quase metade dos brasileiros que acessam a internet preferem os smartphones. Os dados mostraram que de 120,7 milhões de pessoas que acessaram a internet em 2018, 49% delas utilizaram apenas o celular.

Os números da pesquisa apontaram que 47% dos usuários fizeram conexão por computador e celular e 4% apenas pelo computador. O levantamento ainda indicou que 99% da classe A está conectada, já as classes D e E, somente 30% tem acesso à internet, com preferência por celulares.

O celular vence nas compras pela internet

O SPC Brasil realizou uma pesquisa em 2018 e apontou que 74% dos brasileiros preferem utilizar smartphones para processos de compras pela internet. Em primeiro lugar aparece a pesquisa de produtos e serviços, com 32%, depois vem a comparação de preços, com 28% e a realização de pagamentos ficou com 14%.

Conforme o SPC, 24% dos entrevistados afirmaram que não utilizam celulares para a realização de compras pela internet. Outros 33% afirmaram que o smartphone é sua principal ferramenta para comprar on-line. Os jovens entre 18 e 34 anos são os que mais preferem os celulares.

Em relação aos jogos, computador ou celular?

A Pesquisa Game Brasil 2019 disse que 83% da população que joga prefere instalar games nos seus celulares. Isso acontece principalmente pela evolução dos celulares, que já permite a reprodução de jogos tão complexos quanto os de consoles, como o PUBG Mobile ou Free Fire.

A possibilidade de carregar o smartphone para qualquer lugar e poder jogar on-line desde que tenha uma internet faz com que o dispositivo avance na preferência junto aos computadores.

O celular também vence nas redes sociais

Um levantamento feito em 2016 afirmou que 56% dos acessos ao Facebook eram feitos por dispositivos móveis, e esse número não para de aumentar. Em 2017 o YouTube era acessado principalmente por smartphones, embora o número de usuários que utilizava os dois tipos de equipamentos fosse grande.

Esteja preparado para os dois tipos de visitas

Muita gente vai acessar o seu site ou blog pelo celular e tantos outros usuários irão preferir os computadores. É por isso que as páginas devem estar preparadas, permitindo o ajuste automático de tamanho de acordo com a tela do aparelho do usuário.

A Imaginy oferece um trabalho específico para garantir a melhor experiência aos visitantes do seu site. Entre em contato e peça um orçamento, vamos conversas.