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Devo usar domínio .com ou .com.br?

Quando estamos navegando pelos sites da internet, é comum nos depararmos com sites terminados em .com ou .com.br. Essa diferença sempre existiu e serve para determinar o país do qual o site é originário. Mas, será que tem alguma outra diferença que contribuiu para o SEO? Veja a seguir todas as informações.

Uma dúvida antiga

No momento de registrar o endereço de um site, a maioria das pessoas fica em dúvida, escolher o .com ou .com.br? Nenhum dos modos é certo ou errado. A função deles é praticamente a mesma.

De onde é o endereço .com?

Os sites que terminam em .com são direcionados automaticamente para os Estados Unidos. Se optar por esta alternativa, é preciso ir na ferramenta Webmaster Tool, depois que validar o site e alterar para o Brasil. É fundamental fazer isso para que o site possa se ranquear com maior facilidade em nosso país. Fazendo isso, vai ter a mesma importância do que se fosse .com.br.

Qual a influência no SEO?

Na ferramenta Google Webmaster Console é recomendado indicar o país que o domínio será indexado. Já em relação aos domínios nacionais, essa questão não é necessária, pois, o mecanismo faz a busca automaticamente, se terminar em .br, será relacionado ao Brasil e por acaso se for .uy valerá para o Uruguai.

Vantagens de cada um

O .com.br pode ser recomendado, já que a tendência é que usuários brasileiros busquem desta forma. Por outro lado, o .com possui domínios que são liberados mais rapidamente e deixa a presença competitiva no mundo inteiro, possibilitando que a marca ganhe com isso.

Qual deles é melhor?

Os domínios .com e .com.br são praticamente iguais. Em relação a SEO, nenhum deles leva vantagem. Mas, para isso é necessário que a alteração seja feita de forma correta. O .com.br é um domínio brasileiro, enquanto o .com é um domínio internacional.

Vale a pena registrar os dois?

Em relação ao custo o que cada domínio tem, vale a pena sim registrar as duas opções disponíveis. Isso evita que os concorrentes comprem a outra opção e compliquem o seu negócio. O registro poderá ser feito por um longo período, durante até uma década por exemplo, ou então renovado anualmente com um custo em torno de R$ 50,00.

O que o SEO considera?

O SEO considera mais a primeira parte do domínio do que a segunda. Por exemplo, se o site fala sobre bicicletas, não faz sentido para o Google que o domínio seja futebolagora.com. Quem faz isso acaba perdendo acessos, já que os usuários vão buscar por um domínio parecido com o nome do site.

Não crie sites iguais

Se você optar por registrar os domínios .com e .com.br, não é necessário criar dois sites. O ideal é que o conteúdo esteja em apenas um deles, já que para o Google não é interessante conteúdo duplicado. Existem técnicas de redirecionamento, que vão facilitar este serviço, não importando a forma que o usuário buscar.