O PageSpeed é uma ferramenta do Google que foi criada para melhor o desempenho na Web.
Você pode acessar clicando aqui!
Ao abrir o PageSpeed você deverá inserir a URL do seu site, ou um site de sua preferência para fazer a análise.
Após clicar no botão analisar em alguns segundos a ferramenta faz uma análise do site escolhido e te apresenta duas visões. Mobile e Desktop
Então vamos falar delas:
Você receberá os resultados divididos em 2 partes Velocidade e Experiência do usuário
Velocidade – Será apresentado uma série de fatores que quando resolvidos deixaram seu site mais leve e rápido. Como Otimização de Imagens, Compactação de JavaScript, CSS entre outros.
Experiência do usuário – É simulado uma visualização do site em um smartphone e será apresentado o que deve ser corrigido e em quais regras o site foi aprovado.
Na visão de Desktop você receberá apenas a visão semelhante a de velocidade da visão Mobile.
Em que receberá diversas indicações de correções para se fazer.
O Google trabalha com 3 indicadores de qualidade no PageSpeed que significam:
O site está lento, e sua velocidade deverá ser melhorada.
O site não está tão lento, mas existem formas de melhorar sua velocidade.
O site está rápido e aprovado pelo PageSpeed. Note que mesmo com indicador verde as vezes ainda existem itens para ser melhorados.
O trabalho do PageSpeed é muito importante para a Otimização de Sites pois um site rápido gera uma menor taxa de rejeição do seu público alvo o que junto de uma série de fatores ajuda tanto na conversão dos clientes quanto na interação do publico com o site e assim tornando o seu site mais relevante para os buscadores.
Sendo assim o PageSpeed não é a solução dos problemas para Otimização porém é de fato muito importante.