Agência Imaginy

Entenda o PageSpeed do Google

O PageSpeed é uma ferramenta do Google que foi criada para melhor o desempenho na Web.

Você pode acessar clicando aqui!

Ao abrir o PageSpeed você deverá inserir a URL do seu site, ou um site de sua preferência para fazer a análise.
Após clicar no botão analisar em alguns segundos a ferramenta faz uma análise do site escolhido e te apresenta duas visões. Mobile e Desktop

Então vamos falar delas:

Mobile

Você receberá os resultados divididos em 2 partes Velocidade e Experiência do usuário

Velocidade – Será apresentado uma série de fatores que quando resolvidos deixaram seu site mais leve e rápido. Como Otimização de Imagens, Compactação de JavaScript, CSS entre outros.

Experiência do usuário – É simulado uma visualização do site em um smartphone e será apresentado o que deve ser corrigido e em quais regras o site foi aprovado.

Desktop

Na visão de Desktop você receberá apenas a visão semelhante a de velocidade da visão Mobile.
Em que receberá diversas indicações de correções para se fazer.

Resultados

O Google trabalha com 3 indicadores de qualidade no PageSpeed que significam:

 O site está lento, e sua velocidade deverá ser melhorada.

 O site não está tão lento, mas existem formas de melhorar sua velocidade.

 O site está rápido e aprovado pelo PageSpeed. Note que mesmo com indicador verde as vezes ainda existem itens para ser melhorados.

O trabalho do PageSpeed é muito importante para a Otimização de Sites pois um site rápido gera uma menor taxa de rejeição do seu público alvo o que junto de uma série de fatores ajuda tanto na conversão dos clientes quanto na interação do publico com o site e assim tornando o seu site mais relevante para os buscadores.

Sendo assim o PageSpeed não é a solução dos problemas para Otimização porém é de fato muito importante.