Agência Imaginy

Entendendo o índice de qualidade

Uma boa forma de poder mensurar o retorno das palavras chaves escolhidas para produzir anúncios pelos Google Ads é por meio do índice de qualidade. A escala varia de 1 a 10, sendo 1 a nota mais baixa e 10, a mais alta. Mesmo assim, ele não permite uma métrica detalhada de cada anúncio, funciona mais como um “norte”, para que possa se ter o controle da direção que o marketing da sua empresa está tomando.

Para entregar o índice de qualidade, o Google Ads considera três fatores principais, que devem sempre ser levados em conta:

  1. Relevância dos anúncios: considerar o dispositivo e as intenção do usuário que você deseja atrair, além da forma que a conta é estruturada no total.
  1. CTR Esperada: é a quantidade de pessoas que, ao lerem seu anúncio, clicam nele. Dificilmente 100% irá clicar, mas o objetivo é que esse número seja sempre otimizado e, por isso, o índice de qualidade o considera.
  2. Experiência na página: caso o anúncio prometa uma informação, é importantíssimo que ela seja entregue ao cliente de forma clara e objetiva. Caso ele perceba que foi apenas “fisgado” para a página, ele sairá rapidamente e buscará por um site que ofereça as respostas que está buscando. Ainda, esse tópico conta com a qualidade do layout da página (que precisa ser intuitivo e de fácil visualização) e o tempo de espera do carregamento do link.

Não pense que uma vez alcançado, o bom índice de qualidade se manterá sozinho. É muito importante manter o trabalho feito e renovar as estratégias de marketing para que elas não fiquem repetitivas.  No início, acontece do índice não ser tão alto, principalmente quando o trabalho não é feito ou liderado por um profissional especializado no assunto. Uma boa equipe poderá avaliar caso sua nota esteja baixa e encontrar os principais motivos para isso e, depois, solucioná-los.

Quem precisa se preocupar com índice de qualidade?

Todos que buscam um bom posicionamento no Google, além dos que querem atrair novos usuários e clientes por meio dos anúncios do Google Ads. Se você está pensando em lançar com um website para a sua empresa, comece da melhor forma e entre em contato com os nossos profissionais.