Já pensou em ter um atendimento totalmente otimizado e prático nas redes sociais da sua empresa? Esse sonho, que até há alguns anos poderia parecer muito distante, hoje em dia já é realidade.
Basicamente, os chatbots são softwares que têm como principal objetivo simular a interação humana. Eles não estão presentes em todas as redes sociais (ainda!), mas no Facebook por exemplo, a tecnologia já está presente e pode ser utilizada pelos usuários.
Talvez o chatbot mais notório atualmente seja o iFood Guru, que auxilia nos pedidos de pizza. Contudo, a tendência é que esse tipo de inteligência artificial fique cada vez mais conhecida com o passar dos anos, já que oferece vantagens tanto para os usuários, quanto para as empresas.
Como já foi dito acima, os chatbots são inteligências artificiais que funcionam sem uma interface muito complexa. Ela foi criada para que o usuário consiga inserir e receber dados específicos, que auxiliem com dúvidas ou até mesmo com pedidos.
Entretanto, como a língua humana não é clara (utilizamos abreviações e gírias constantemente), os chatbots são equipados com o que chamamos de machine learning e com o NPL (sigla para processamento de linguagem natural, em português). Essas são as tecnologias utilizadas em softwares de reconhecimento de voz, como a Siri e a Cortana, da Apple e da Microsoft, respectivamente.
Com o machine learning e o NPL, é possível que o robô passe a absorver as informações ditas pelo usuário para reutilizá-las posteriormente, em outra conversa. Assim, a máquina poderá descobrir sozinha novos padrões de dados e fala, extrair e salvar o que achar necessário.
Em chatbots mais complexos, é possível o utilizar o NPL até para compreender os padrões de fala do ser humano. Desse modo, o robô conseguirá compreender e copiar as emoções do usuário, o que possibilitará um entendimento das reações do outro lado da tela no momento dos atendimentos.
Segundo pesquisa de 2017, realizada pela Social Media Trends, o Facebook é utilizado por 97,6% das empresas. Ou seja, é a rede social com mais usuários e que consegue oferecer um grau de eficácia muito alto.
Isso acontece principalmente porque o Facebook está sempre buscando por novidades que sejam interessantes tanto para instituições, quanto para usuários e futuros clientes. O chatbot é uma tecnologia muito visada pelo Mark Zuckerberg, que investe há anos para proporcionar uma plataforma cada vez mais prática e interativa.
Dessa forma, o chatbot se apresenta como uma solução pra lá de interessante para você que tem uma empresa e pretende expandir os métodos de atendimento. Trata-se de um processo totalmente otimizado e muito prático, que tende a acelerar diversos tipos de atendimento e também de compras.
Você pode programar o seu bot para responder perguntas pontuais e repetitivas ou, até mesmo, interagir com usuários que estejam na lista de e-mail da sua empresa. Isso facilita a interação da companhia com o cliente e pode gerar um engajamento ainda maior com a sua marca.