O mundo digital é instantâneo e completamente mutável. Por isso, se você tem um site ou um e-commerce, é indispensável se manter sempre atento às novidades que surgem e envolvem a área.
Novas tecnologias e novos hábitos fazem parte da evolução do e-commerce. Quem não pensa em se adaptar e conhecer as estratégias que surgem a cada ano pode, sim, ficar para traz.
Por isso, neste artigo, você saberá quais são as principais tendências para esse ano que acabou de começar e como adequar a sua loja à elas. Confira!
Em 2019, a tendência é que cada vez mais marcas entrem de fato no e-commerce. Desse modo, a concorrência irá crescer ainda mais, o que torna importante a divulgação da sua loja.
Assim, os métodos utilizados no Marketing Digital servirão como um braço direito para haja a integração do e-commerce em si com diversos outros canais, como as redes sociais e blogs.
O atendimento no e-commerce precisa ser cada vez mais prático e eficiente. Por isso, as inteligências artificiais, através dos chatbots, não são mais tendência e passaram a ser, de fato, uma realidade.
Neste ano, a previsão é que a sua utilização cresça ainda mais, já que oferece vantagens tanto para os clientes, quanto para a empresa ao proporcionar corte de custos e maior agilidade no processo.
Os smartphones estão, atualmente, mais presentes no dia a dia das pessoas do que os computadores. Por serem portáteis e acessíveis em praticamente todos os lugares, os celulares possibilitam maior eficiência inclusive para realizar compras.
Dessa maneira, ter um aplicativo próprio é um passo importante para o e-commerce, já que, às vezes, o site em mobile não oferece a praticidade que deveria. Por isso, essa é uma tendência importante para as empresas que pensam em se expandir em 2019.
Mais uma vez os smartphones, através das tecnologias de ponta que surgem a cada dia, serão auxiliares do e-commerce. Com as telas sofisticadas do aparelho, será possível simular situações em diversos ambientes de uma casa com os objetos a serem comprados.
Portanto, se você pensa em comprar uma cômoda nova para o seu quarto, os simuladores poderão dar uma ideia melhor de como ela ficará no ambiente em questão.
Algumas marcas, como a IKEA, na Europa e nos Estados Unidos, oferece uma plataforma em que os clientes têm acesso aos objetos de compra em 3D e conseguem, desse modo, enxergam como eles ficariam em determinados espaços.
No último ano, vimos marcas como a Amazon apostar em assistentes de voz. A Alexa, robô da grande marca americana, assim como a Siri, da Apple, e a Google Now, da Google, são exemplos do rumo que o e-commerce deve seguir.
Com esses assistentes, não é mais necessário digitar para realizar buscas e nem compras. Mesmo que no Brasil o recurso ainda não seja devidamente explorado (principalmente pela dificuldade que os robôs apresentam em entender a língua portuguesa), a tendência é que em 2019 as grandes empresas e os principais buscadores, como o Google, invistam nesse tipo de tecnologia.
Isso deixará o e-commerce mais impulso e diminuirá o número de produtos abandonados nos carrinhos, o que indica uma mudança profunda e talvez definitiva na maneira de se fazer compras online.
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