Você sabia que quase a metade dos clientes que compram via internet preferem uma comunicação online através de um chat? É isso que aponta a pesquisa realizada pela empresa estadunidense Forrester. Dos entrevistados, 44% consideraram ser de grande importância conseguir entrar em contato com algum atendente por meio do chat dentro do próprio site.
Isso indica que, com a era dos e-commerces, o atendimento e a resolução de dúvidas também precisa se adequar para se tornar mais instantâneo e prático para os compradores, que se tornam – e com razão – cada vez mais exigentes.
Afinal, ainda há certa desconfiança com as compras realizadas em ambientes online. Por isso, ter um atendente de prontidão para acompanhar os passos do cliente antes, durante e depois da compra é imprescindível para atestar a veracidade, a confiança e a qualificação do seu comércio.
Com um chat online, é possível tornar o atendimento mais rápido e eficiente para o consumidor. As janelas de convites proativos (aquelas que aparecem no canto inferior da tela após o usuário acessar a página) são, por exemplo, um dos métodos mais práticos para iniciar uma conversa com o cliente. Estima-se que pelo menos 70% dos chats são iniciados dessa maneira.
O Jivochat se apresenta como uma ótima opção para atender via chat, possui integração com as principais ferramentas do mercado e permite fazer atendimento através de seus aplicativos para Android e iPhone.
Os convites podem ser feitos de maneira manual pelo operador de atendimento: após perceber que o usuário está há algum tempo na página, ele inicia uma conversa para tentar ajudar o possível consumidor. Esse é um método eficaz por conseguir oferecer uma conversa mais pessoal com cada cliente.
Não se esquecer dos dispositivos móveis também é outro meio de otimização do contato da sua empresa com os seus clientes. Hoje em dia, muitas pessoas escolhem realizar as suas compras através do celular. Por isso, disponibilizar uma forma de atendimento por aplicativo é indispensável.
Além disso, também é interessante disponibilizar atendimento em outras plataformas, como e-mail e, principalmente, telefone. Nem todas as pessoas têm preferência por ser atendida por texto, por isso, é essencial que outros canais também sejam utilizados com o objetivo de suprir a demanda de diferentes grupos.
Ao melhorar o atendimento de acordo com as necessidades de seus consumidores, é possível, também, aumentar o número de vendas. Lojas virtuais que optam por oferecer o chat tendem a ter uma diminuição em até 75,6% dos produtos que são abandonados nos carrinhos online dos usuários.
Outra vantagem interessante é a redução de custos se for comparado a outros meios de atendimento. Quando o operador tem a opção apenas de contato por telefone, ele fica preso em uma conversa com apenas um usuário. O chat, por outro lado, possibilita atendimento simultâneo para várias pessoas, além de também estender a possibilidade de contato 24 horas com o usuário.
Teve alguma dúvida restante sobre os chats online para atendimento em sites e e-commerces? Então não se preocupe, nós podemos te ajudar! Entre já em contato conosco e esclareça as suas dúvidas!