Pesquisas realizadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), estimam que pelo menos 89% das pessoas que têm acesso à internet no Brasil realizam pelo menos um compra em ambiente online.
Atualmente, comprar por meio de e-commerces é um dos meios preferidos de grande parte da população não apenas do Brasil, mas em todo o mundo. A tendência é que as compras online cresçam a cada ano e, por isso, deixar a sua empresa fora do mundo digital não é uma boa opção.
Contudo, a alta procura por lojas virtuais também faz com que a concorrência seja acirrada. Hoje em dia não basta apenas oferecer preços mais baixos, os consumidores buscam por algo além disso. E muito passa pela forma de atendimento, que é valorizada pelos clientes e pode contar como ponto positivo no momento de fechar a compra.
As formas com que os atendimentos são feitos podem alterar a decisão final do consumidor e, por isso, elas devem ser pensadas para agradá-los.
Atender clientes através das redes sociais é uma realidade interessante para os lojistas. Isso acontece porque em algumas mídias sociais, como o Facebook, já estão disponíveis o que chamamos de chatbots.
Basicamente, os chatbots são softwares que têm como principal objetivo simular a interação humana, oferecendo um atendimento totalmente otimizado, gratuito e prático nas redes sociais da sua empresa. Além do Facebook, também existem chatbots no Telegram e a tendência é que eles apareçam em mais redes em breve.
Além disso, outra forma de atendimento que colabora muito com o engajamento do consumidor com a sua empresa é a resposta de comentários. É um jeito simples de esclarecer as dúvidas dos clientes e possibilitar que a proximidade com a marca aconteça de forma natural, principalmente se as respostas forem despojadas e simples – nesses casos, não há motivo para muita formalidade, já que o objetivo é deixar o consumidor confortável.
As mídias digitais também são uma ótima maneira de receber feedbacks sobre os seus serviços e, dessa maneira, conseguir otimizar ainda mais os resultados posteriores para os seus clientes, além de também conseguir cativar aquelas pessoas que podem estar em dúvida sobre realizar ou não uma compra.