Agência Imaginy

Como otimizar imagens

O que é otimização de imagens?

A otimização de imagens é uma técnica que consiste em diminuir seletivamente as cores de uma imagem. Ao diminuir seletivamente o número de cores de uma imagem, menos bytes são necessários para armazenar os dados. O efeito visual tem uma diferença que é quase invisível mas faz uma diferença muito grande no tamanho do arquivo!

Para que otimizar as imagens?

Otimizando as imagens você automaticamente ajuda o visitante da sua página na navegação, pois as imagens serão carregadas rapidamente e ele poderá visualizar o conteúdo sem ter que esperar um grande tempo. Essa diferença no carregamento da página pode ser sentida principalmente por usuários de smartphones e tablets que usam algum serviço de internet móvel.

Como otimizar as imagens?

Para fazer a otimização das imagens nossa equipe de desenvolvimento costuma usa o TinyPNG.

O TinyPNG permite a compressão de imagens com as extensões .jpg e .png de uma forma muito rápida e prática e nos ajuda bastante no desenvolvimento. E para ajudar ainda mais o TinyPNG possui disponível plugins para uso no WordPress e no Magento.

Isso pode influenciar no SEO?

A otimização de imagem pode sim influenciar e ajudar no SEO. Pois com suas páginas carregando de forma mais rápida a tendência é de que sua taxa de rejeição diminua sendo assim os visitantes devem ficar mais tempo dentro do seu site e você tem mais chances de conseguir concluir os seus objetivos seja uma venda ou um lead.

Porém de nada adianta ter imagens otimizadas se você não entrega um bom conteúdo ao seu visitante. É sempre importante lembrar que se preocupar apenas com uma técnica de SEO não costuma resolver todos os problemas e nem deve posicionar o seu site em primeiro lugar. Conheça o nosso serviço de otimização de sites e saiba um pouco mais sobre as técnicas que ajudam no posicionamento do seu site nas buscas orgânicas.

Esperamos que o TinyPNG possa ajuda-los. E se conhece e utiliza algum outro site ou ferramenta para otimização de imagens deixe um comentário para que possamos testar outras ferramentas.