Quem trabalha com Marketing Digital deve entender que as métricas de SEO não são nem de longe uma ciência exata. Afinal, elas se baseiam nos algoritmos do Google que, por sua vez, estão em constantes mutações.
Não apenas no Google, mas em todos os sites de buscas, os algoritmos têm como principal objetivo filtrar o resultado para o usuário. Isso acontece porque, atualmente, existem milhões de páginas com conteúdos distintos, que visam atender públicos variados.
Esse filtro é importante para que o visitante consiga ter uma experiência mais profunda em um site. E, a cada ano, o Google, que assumiu há tempos o protagonismo entre os buscadores, procura otimizar ainda mais a vivência do usuário ao apresentar resultados que atendem melhor os requintes das palavras-chave utilizadas na busca.
Contudo, os algoritmos obviamente não são sempre os mesmos. A cada atualização, o Google visa punir sites que utilizam de práticas no mínimo equivocadas para conseguir ranqueamento, além de também proporcionar melhor experiência para o visitante.
Não é regra, mas após uma atualização do Google, o seu site pode sim ser punido e deixar de aparecer nas buscas. Mas isso só irá acontecer se você passou a utilizar as práticas black hat, que são consideradas extremamente ilegais pelo buscador, principalmente porque elas buscam enganar tanto o algoritmo, quanto o usuário.
Se o seu site foi punido, lamentar não é o suficiente. É preciso retirar todo o black hat das páginas e se esforçar para seguir à risca boas práticas de SEO. Contudo, nem isso é garantia de fazer com o que o seu site volte à um bom ranking, já que algumas punições podem ultrapassar meses.
Entretanto, se você segue as métricas válidas de SEO e mesmo assim o seu site perdeu posições, não significa que você foi punido. Afinal, existem em média 200 fatores de ranqueamento que irão definir as posições de cada site em uma pesquisa e eles podem ser alterados nas atualizações também.
Por isso, ficar de olho em cada passo do Google é importante para não ficar para trás e perder o tão valorizado tráfego orgânico do seu site.
Nas últimas atualizações, principalmente na Fred, o Google começou a identificar sites que utilizam conteúdo de pouca qualidade e possuem muitos banners de propaganda.
O conteúdo sempre foi um ponto importante para o ranqueamento, entretanto, hoje em dia deixar de gerar artigos de qualidade pode gerar penalizações. Muitos sites optam por utilizar textos longos e com excessivas repetições de palavras-chave e esse é um dos pontos em que o Google está fechando o cerco.
Não basta apenas alimentar as páginas do seu site, é preciso que o conteúdo tenha qualidade e, acima de tudo, consiga informar o usuário com informações relevantes.
Tem mais dúvidas sobre as atualizações do Google e quer se manter informado para não perder tráfego para o seu site? Então contate agora mesmo a Agência Imaginy!