Agência Imaginy

Gatilhos mentais e suas utilidades

Existem diversas técnicas relacionadas com as vendas, sendo que os gatilhos mentais fazem parte. Eles podem deixar as pessoas atraídas por determinados produtos ou serviços. Acontece que primeiro as nossas decisões são inconscientes, onde o cérebro decide como prosseguirá. Quer saber como ganhar mais dinheiro utilizando os gatilhos mentais? Então confira a seguir.

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são as decisões que o cérebro humano toma em certos instantes, sendo como uma espécie de “piloto automático” evitando a sobrecarga do corpo em relação as escolhas que são feitas. Os gatilhos mentais servem para ajudar o cérebro na tomada de decisões e de atitudes.

Os gatilhos mentais consistem em técnicas que reforçam os instintos humanos, sejam eles emocionais ou sociais. Existem alguns procedimentos que permitem trabalhar essa questão psicológica voltada para as vendas.

Como funcionam os gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais geralmente são acionados por um dos cinco sentidos. Os especialistas em marketing procuram explorar este lado, para ampliar as vendas de determinado produto. Quem não é mentalmente treinado para isso pode passar despercebido, embora sejam estimulados.

Quando as propagandas da televisão nos trazem algum tipo de lembrança do passado, por exemplo, o gatilho mental planejado pelo publicitário deu certo.

Reciprocidade é um gatilho mental

A Reciprocidade é considerada um dos principais gatilhos mentais. As pessoas tendem a retribuir aquilo que receberam, seja para o lado bom ou ruim. Dessa forma, tratar bem os clientes é interessante, para que eles comprem na sua loja. Quando você vai comprar algum produto, se importa com o atendimento? Isso é reciprocidade.

Urgência é outro gatilho

O fator tempo é aquele que faz as pessoas pensarem ser mais interessante fechar um negócio no mesmo instante do que esperar para uma oportunidade futura. Dessa forma, realizar promoções com um período definido para o fim é interessante. Outro jeito é possibilitar descontos por meio de cupons, com tempo máximo válido para uso.

Existe também a Novidade

Nosso cérebro se sente recompensado sempre que descobre algo novo. A Novidade é um dos gatilhos mais populares nas estratégias de marketing. Os fabricantes tentam instigar a curiosidade do público, onde muitos podem acabar comprando o produto assim que lançado.

Outros tipos de gatilhos mentais

Além dos três exemplos citados acima, existem outros gatilhos mentais utilizados no marketing, como a Escassez, sendo bem comum nas lojas virtuais, a Prova Social é outro, relacionado com a curiosidade pelo que está na moda, podemos citar ainda a Antecipação, que envolve o planejamento do futuro e a Simplicidade.

Aplique técnicas específicas no seu negócio

A Imaginy é uma empresa especializada em marketing digital, oferecendo diversos serviços que envolvem a construção de sites e de e-commerce. Sempre aplicando técnicas relacionadas aos gatilhos mentais, valorizando os produtos e serviços produzidos, fazendo com que estes sejam mais desejados pelos consumidores. Entre em contato e solicite um orçamento, faça o seu negócio decolar.