Facebook e Instagram estão entre as principais redes sociais do mundo. Bilhões de pessoas utilizam todos os dias. Para não perder público e buscando sempre a inovação, novas funções são acrescentadas e outras perdem espaço. Recentemente foram anunciadas novidades interessantes. A gente lhe conta quais são.
do mundo. Bilhões de pessoas utilizam todos os dias. Para não perder público e buscando sempre a inovação, novas funções são acrescentadas e outras perdem espaço. Recentemente foram anunciadas novidades interessantes. A gente lhe conta quais são.
No fim de abril o Facebook anunciou algumas mudanças para a plataforma. Tiveram destaque nas novas alterações os Grupos, Eventos e a ferramenta para procurar amigos. O design ficou mais claro e limpo, dando menos foco para o clássico azul, que marcou a rede social ao longo de sua existência até aqui.
Uma das principais mudanças do Facebook foi a posição onde podemos encontrar os Grupos, agora sendo no meio da barra de menus. Se clicar neste item, aparecerá na tela diversas informações atualizadas sobre os ambientes que o perfil faz parte. Aparecerá ainda sugestões de outros grupos para se tornar membro.
Se alguns itens do Facebook ganharam força com a última atualização, outros perderam, como é o caso do Feed de Notícias. Antes as publicações com mais relevância, aquelas onde os usuários acabam passando mais tempo, logo apareciam para mais pessoas. Assim as postagens de amigos e de algumas páginas não eram mostradas. Agora os usuários passaram a serem tratados como criadores de conteúdo ainda mais espontâneos.
Ficará mais fácil conhecer novas pessoas no Facebook. A rede social cruzará dados envolvendo a sua cidade, escola e grupos em comum. Essa ferramenta estará disponível por meio de ativação, garantindo a privacidade dos usuários. Chamado de “Meet New Friends”, o sistema já foi testado em algumas regiões e será lançado em breve.
Foi confirmado que o número de curtidas de uma foto será escondido. Primeiro serão feitos testes, que poderão ainda esconder o número de seguidores. O objetivo dos desenvolvedores é reduzir problemas psicológicos que acontecem principalmente com adolescentes.
O Instagram vai testar um sistema para a checagem de informações falsas, que irá operar junto com o Facebook. A rede social conta com vários parceiros pelo mundo, auxiliando no reconhecimento de imagem e monitoramento de hashtags. Se uma publicação for falsa, perderá alcance.
Essas mudanças começaram a ser lançadas no fim de abril e podem ainda não ter chegado no seu celular. Primeiro foram para aparelhos com o sistema operacional iOS e Android. Os computadores convencionais seguem com o sistema antigo e receberão a novidade nos próximos meses.
O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que a privacidade será uma das chaves para o futuro. O Messenger passará a ter criptografia de ponta-a-ponta e passará a ser produzido pra Windows e macOS. A criptografia deverá possibilitar uma maior conexão entre as três plataformas. O peso do Messenger para celular deverá ser reduzido para 30 MB.