Com o avanço dos aparelhos móveis, como os smartphones e tablets, ou mesmo com a internet das coisas, que permitirá a conexão através de diferentes dispositivos, o Flash caiu em desuso. Acontece que para funcionar é necessário de plug-in, que nem sempre está instalado na máquina do usuário. Existem mais motivos para deixar de lado este sistema.
O Adobe Flash Player é um sistema de mídia lançado em 1996. É considerado um reprodutor de multimídia, bastante utilizado na criação de sites, mas vem causando cada vez mais problemas. O sistema se mostra algumas vezes instável, inclusive não permitindo que a Apple utilize em seus produtos. O Flash Player vem perdendo força, principalmente para o HTML5.
Hoje boa parte da população acessa a internet pelos celulares, só que o Flash Player não funciona nestes aparelhos. Isso pode ainda trazer penalidades do Google, pelo site não rodar em tecnologia mobile.
Um dos maiores problemas do Flash Player em relação aos concorrentes é a necessidade de plug-in para funcionar. Isso acontece principalmente em sites de jogos, onde o usuário precisa instalar um programa para que o site abra. Isso fará você perder acessos de pessoas que irão para sites concorrentes.
O Flash Player é associado a falta de qualidade nos sites. Algumas empresas tentam desenvolver nesta plataforma, aplicando animações e efeitos, para compensar a falta de informações necessárias. É melhor investir em qualidade no momento da criação do que ter problemas depois. Não adianta ter um site e ninguém acessar.
O Google continua sendo o grande responsável pelas navegações na internet. Dificilmente alguém vai digitar www e o nome do seu site diretamente, as pessoas vão procurar no Google. Mas, este famoso buscador não faz uma boa indexação do Flash e para que fique legal, o investimento será alto.
Os sites em Flash são confusos para os usuários. Na maioria das vezes as pessoas serão levadas para a Home Page, e não para o local que estavam procurando. Alguns desistem da pesquisa, gerando menos cliques.
Não é de hoje que se discute sobre tecnologias que podem substituir o Flash Player nos sites. Aparecem como melhores alternativas o CSS3, uma linguagem fácil de aplicar e moderna, o JavaScript segue sendo popular, funcionando sem nenhum outro programa instalado na máquina, além do HTML5, que permite a indexação de vídeos e áudios em sites sem plug-in. Estas opções ajudam ainda na questão do SEO.
Se você está pensando em criar um site para a sua empresa e ganhar força contra a concorrência, a Imaginy pode te ajudar. Sabemos como montar um site atrativo e de fácil acessibilidade. Fale conosco ou então solicite um orçamento sem compromisso. Não perca mais tempo e modernize o seu negócio.