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Desvendando o checkout transparente

Para entender, de uma vez por todas, o que significa o checkout transparente, é importante entender o que compreende o processo do checkout no universo dos e-commerces. O conceito é similar ao de hotéis e pousadas, que se referem ao fim do serviço prestado. Assim que decide comprar o produto, o usuário precisa iniciar o processo do checkout, que inclui diferentes campos a serem preenchidos:

  • Realizar o cadastro ou efetuar o login (caso nenhum dos dois estejam feitos);
  • Seleção de endereços para entrega e de cobrança;
  • Optar pelo modo de envio;
  • Definir a forma de pagamento e inserir os dados.

No caso da primeira compra no e-commerce, por exemplo, o processo de checkout é sempre mais demorado. O que a sua loja pode fazer para evitar que os clientes em potencial desistam da compra é simples: é necessário aderir às técnicas de checkout transparente, que transformam esses procedimentos os tornando quase invisíveis.

Existem várias formas de realizar esse objetivo, uma delas é solicitando o mínimo de dados possíveis. Entendemos que existem vários motivos que levam os lojistas a desejarem ter um banco de dados da sua clientela, porém, isso pode interferir diretamente na taxa de conversão, ou seja: a porcentagem de usuários que acessam o site e realizam compras.

Ao optar pelo checkout transparente, o lojista realiza a seguinte escolha: ao invés do cliente sair do site para o site de um intermediador do pagamento, esse procedimento será feito de forma transparente e o usuário não irá sair do seu site.

O checkout transparente é vantajoso?

Muitos usuários se sentem desconfiados ao serem redirecionados para outro site, afinal, a internet deveria ser uma forma mais prática e rápida de realizar uma compra – caso não fosse, as pessoas optariam por entrar em filas para caixas de lojas físicas. Quando todo o processo é feito na sua página, seu e-commerce proporciona justamente o conforto que os clientes procuram.

Outra questão que fazem os internautas desistirem de uma compra é a dificuldade para encontrar informações: ou seja, ele só saberá determinada característica do produto ao realizar o checkout. Por isso, é importante conhecer e estudar o público alvo e colocar as principais informações de forma clara e objetiva na descrição dos produtos.