Agência Imaginy

Fatores a considerar na escolha do gateway de pagamento

O gateway de pagamento é o sistema que faz a transação dos pagamentos em compras on-line. É fundamental ter um modelo bem desenvolvido para que o e-commerce cresça. Alguns fatores são fundamentais, como o estilo de pagamento, segurança e integração com outras plataformas. Saiba tudo sobre o gateway de pagamento.

O que é gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é a interface que faz a conexão entre as formas de pagamento disponíveis e um e-commerce. É importante para as empresas que trabalham com e-commerces, já que estas devem ter um sistema organizado para garantir a eficiência do negócio. Estes sistemas atuam na gestão de envios de recibos de dados de pagamentos, integrando instituições financeiras e vendedores.

De olho nas funções

Quando estiver escolhendo um gateway de pagamento, é interessante ficar de olho em algumas funções. Eles devem servir para ajudar o lojista, otimizando a experiência do usuário. O sistema deve ser seguro e simples, nenhum cliente gosta de ficar perdendo tempo procurando as funções básicas de compras on-line. Análise de dados, relatórios, painéis de controle e opções de pagamento em diferentes cartões são itens importantes.

Integração é importante

O gateway de pagamento deve estar ligado a outros sistemas. Assim será possível reduzir a possibilidade de fraudes nas vendas on-line. Com o crescente desenvolvimento da internet, as plataformas devem estar cada vez mais conectadas. A integração com outros sistemas é importante ainda para a comunicação e formatos de negócios.

O gateway de pagamento deverá estar conectado com múltiplas plataformas. Cada vez mais os negócios na internet acontecem em ambientes como o Facebook, por exemplo. A maioria destes sistemas é compatível com as principais plataformas, mesmo assim este é um dos fatores para prestar atenção no momento da escolha.

Segurança

Hoje em dia a internet conseguiu superar as desconfianças que carregava no passado, onde a pessoa poderia comprar um item e não receber pelo que pagou. Neste caso, a segurança é importante, já que não são apenas as transações financeiras. Diversos dados dos clientes estarão na rede, portanto, é bom que o gateway de pagamento siga padrões internacionais.

Alguns destes mecanismos possuem itens mais elaborados contra fraudes, como o Sistema de Verificação de Endereço (AVS) e a verificação BINs, indicando os seis primeiros números do cartão. Estes mecanismos servem para identificar se os cartões são válidos, bloqueando informações falsas. Um bom gateway acaba com a ação dos espertinhos logo no começo.

Custo-benefício

Quanto mais complexo for o gateway de pagamento, mais salgado vai ser o custo do serviço. O pagamento poderá ser feito com base em mensalidades ou anuidades, calculadas na maioria das vezes de acordo com o número de transações feitas. Para não gastar dinheiro atoa, procure por uma opção que atenda perfeitamente as necessidades da empresa em relação ao e-commerce. Investir nestes sistemas ajuda a garantir a segurança e a confiabilidade da loja.